sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ESCRITOR EVANDRO MOREIRA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

ESCRITOR EVANDRO MOREIRA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES
(Quem lê sempre sabe mais. Dê livros de presente, ilustre os jovens e prestigie a nossa literatura, nossa cultura.)

    Evandro Moreira nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1939. Suas primeiras histórias datam de 1954, datilografadas no Escritório de Contabilidade em que era “boy”. Em 1955/7 começou a publicar crônicas (ou quase isso) nos jornais Arauto e Correio do Sul, quando já trabalhava como secretário particular de Newton Braga (que não era datilógrafo e precisava mandar suas crônicas para os jornais, devidamente datilografadas – sua grafia era ilegível para os garotos da composição). Escreveu ainda algum tempo no jornal O Município, de Muqui (do amigo Dirceu Cardoso), Folha da Cidade (da qual foi redator também, jornal fundado pelo prof. João Batista Herkenhoff; funcionário do Banco do Brasil a partir de 1962, morou em Januária, MG, onde lecionou Português e História, publicando, então, os primeiros livros. Retornando ao ES, ficou em alegre durante 30 anos, onde fundou o jornal Mensagem. Retornando a Cachoeiro, publicou o “nanico” Contatos.
    Recebeu inúmeras comendas e premiações literárias: Amigo da Cultura, pela FAFIA de Alegre; Benemérito da Loja Maçonica “Amor e Justiça II”, de Alegre, ES; Comenda da Ordem do Mérito Jurídico da França; Diploma de Honra ao Mérito, do ME pelo TG de Alegre; Diploma de Honra ao Mérito do Lions International; Título de Cidadão Alegrense Honorário; Título de Comendador do Cordon Bleu do Saint Sprit; Títulos de Doutor HC em Psicologia da Academia Antero de Quental, SP; Doutor HC em Psicologia da Academia Saint Adalbert, da Suiça; Medalha do Mérito Universitário da UFES; Diploma de Bacharéu em Direito, Faculdade de Cachoeiro; Diploma de Destaque Cachoeiro e Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara Municipal de Cachoeiro.
    Obteve ainda premiações literárias: Prêmio Almir Soares de Poesia, Campos, pelos livros Cárcere de Almas, 1960, e o mesmo Prêmio em 1961 pelo livro A Outra Face do Espelho; Menção Honrosa do Jornal A Gazeta, pelo Poema da Moça Desconhecida, em 1971; 1º Prêmio do Festival de Música de Guaçuí, ES, em 1973, pela canção “Canoeiro”, com arranjo do maestro Wilson Laerte de Oliveira; Prêmio do Instituto Campista de Literatura pelo soneto alexandrino Velho Natal, em 1981; Medalha de Prata da Academia de Letras e Música de Brasília (poema Fatalismo e soneto Dom Quixote); Menção Honrosa em Belo Horizonte (Concurso nacional da poesia economiária da AEF, com o soneto Lição do Cristo, da Coroa de Sonetos); Menção Honrosa no Concurso Nacional de Trovas de Itapecerica e 3º Prêmio no Concurso Nacional de Poesia do MPN; 4º Prêmio no Concurso Nacional de Poesia do jornal A Prosa, Brasília; Troféu Gente de Casa, em Cachoeiro. Menção Honrosa nos Jogos Florais de Niterói; Comenda Rubem Braga, pela PM de Cachoeiro; Prêmio Capixaba de Literatura Newton Braga, em 98, para o livro A Sombra de Ariel. Hoje, aposentado, o Autor dá aulas de Literatura (e de Leitura!) aos alunos de diversos colégios da região e agora, aulas de composição da  Crônica e da Poesia.
    E aqui estamos para oferecer-lhe o(s) livro(s) de seu agrado, que será remetido pelo Reembolso Postal ou diretamente encaminhado pelo Correio, bastando ao amigo leitor informar nome, endereço e os livros e enviar ao endereço do Autor ou só pronunciar-se por carta:

Evandro Moreira – Condomínio Aldeia das Águas – Soturno – 
Cachoeiro de Itapemirim, ES 29321-000
Os livros estão à venda também nas livrarias: Caminho do Saber,
Mr Book (Cachoeiro) e Logos (Vitória)


(Juntar cheque em favor de Evandro Moreira, Condomínio Aldeia das Águas – Soturno – Cachoeiro de Itapemirim, ES – CEP 29321-000
ou contatar o fone (28) 9881-4360
e-mail: poetaevandro@outlook.com  (hotmail não tenho mais conta, novo endereço amigos é no Outlook) 








Nenhum comentário:

Postar um comentário