CACHOEIRO

O município está situado no sul do estado, às margens do rio Itapemirim, ocupando uma área de 892,9 km². Localiza-se a 20º50'56" de latitude sul e 41º06'46" de longitude oeste, a uma altitude média de 36 metros. O município fica a 139 quilômetros da capital, Vitória.
Cachoeiro de Itapemirim situa-se na zona fisiográfica Serrana do Sul, às margens do rio Itapemirim, no ponto em que este deixa o planalto cristalino - onde forma corredeiras ("cachoeiros", "cachões") - e entra na planície litorânea. Entre os vários picos das redondezas sobressaem o do Itabira (600m) e os do Frade (370m) e da Freira. Esses picos fazem parte da frente escarpada e contínua de serras, que, constituídas por uma série de cabeços e pontões, se alinham na fachada costeira do sul do estado.

 Clima

Cachoeiro de Itapemirim possui um clima Tropical, com verões úmidos e quentes e invernos secos e de certa forma frios. É considerada uma das cidades mais quentes do Espírito Santo, juntamente com Colatina, Castelo e Alegre. Isso deve-se ao fato da cidade ser cercada pelos Mares de Morros, que em alguns pontos ultrapassam os 500 metros, como é o caso do Morro das Andorinhas. Essas formações impedem a circulação do ar, causando o calor e a sensação de abafamento. Em determinados meses do ano como, em dezembro, janeiro e fevereiro, a temperatura em Cachoeiro de Itapemirim pode chegar aos 40ºC. Nesses meses, o calor muitas vezes excessivo, combinado com a umidade proveniente do rio Itapemirim, proporciona a formação de nuvens de Temporais, que vêm acompanhadas de chuva, ventos fortes e ocasionalmente granizo, que em sua maioria duram entre 15 e 40 minutos. Apesar de sua curta duração, esses temporais são capazes de trazer transtornos à cidade. Nos meses de março, abril e maio, a temperatura ainda é alta, mas não costuma passar dos 35ºC, apesar de existirem exceções, elas geralmente são ocasionais.
Já nos meses de junho, julho, agosto e setembro, a temperatura da cidade entra em declínio, com a chegada das Frentes Frias, que trazem chuva, alta nebulosidade e geralmente frio. Nos dias em que essas frentes frias atuam na cidade, a temperatura chega a não passar dos 20ºC. Em sua maioria os dias de inverno em Cachoeiro não são tão quentes, as temperaturas normalmente não passam dos 28ºC, mas com a aproximação da Primavera as mesmas podem chegar aos 30ºC. As temperaturas mínimas nas noites sem nenhuma nebulosidade, ou seja, céu limpo, podem chegar os 10ºC e até aos 8ºC com a atuação das Massas de Ar Polare, provenientes da região da Antártica. Esses baixos valores, em sua maioria são registrados na madrugada, como no dia 10 de julho de 2011, quando a temperatura chegou aos 11.5ºC. Em julho de 1975, a temperatura chegou aos 8ºC, valor esse, provocado por uma grande onda da frio que atingiu quase todo o Brasil. Os mesmos Mares de Morros, que no Verão causam todo o calor de Cachoeiro de Itapemirim, provocam no Inverno o frio intenso. Os morros represam grande parte do ar frio, que nas noites sem nebulosidade desce para a superfície, resfriando-a rapidamente. São nesses dias que os casos de temperatura próxima aos 10ºC, são vistos, porém são exceções e só ocorrem com fortes ondas de frio. Nesses meses a temperatura máxima média é de 28ºC e a mínima de 15ºC. Com certeza, Cachoeiro de Itapemirim tem suas particularidades, oferecendo assim, frio e calor. Nos últimos anos o frio em Cachoeiro tem aumentado significativamente, trazendo à população acostumada com o forte calor a sensação de muito frio.


Leia mais neste endereço abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeiro_de_Itapemirim



Nenhum comentário:

Postar um comentário